segunda-feira, 25 de maio de 2009

Histórias de Além Mar!

Voltamos da nossa viagem além mar e estamos frenéticos na organização da viagem para o Brasil.
Resumão da ópera! Chegamos em Madrid virados, pois saímos de madrugada daqui de Israel. Fizemos um lado de Madrid e terminamos esgotados! Começamos pela Puerta del sol, e seguimos andando até Plaza de Mayo, Catedral de La Almudena, Palácio Real, Plaza de Las Descalzas, onde finalizamos o dia. No dia seguinte, mais Madrid. Fizemos a outra banda da cidade: Museu Reina Sofia, Parque del Retiro, plazas e mais plazas e finalizamos no museu Del Prado. Seguimos no dia seguinte para Portugal. Passeamos rapidamente pelo Porto e andamos pelas ruelas de Guimarães. Cidadezinha linda que conserva um belo castelo medieval e onde Portugal começou. Alugamos um carro e seguimos pelas estradas de Portugal. Me senti em casa. Acho que foi um preparatório para nosso retorno. Tão bom ouvir as pessoas falando nossa língua! Tão bom entender e ser entendida sem nenhuma dificuldade! Pelas estradas me sentia ora em Minas, ora no interior do Rio ou de São Paulo. A paisagem é muito similar. Chegamos em Évora. Parece com Paraty, sendo que Paraty é incomparavelmente superior a Évora. Pegamos a estrada e fomos parando em algumas cidades pequenas que não me recordo os nomes. Chegamos em Lisboa já anoitecendo, mas já deu pra sentir um clima meio baiano, sim, parecia que estávamos aportando em São Salvador. Pela manhã priorizamos alguns pontos, afinal seria apenas um dia para Lisboa. Fizemos o Castelo de São Jorge, andamos pelas ruas de ouro e de bronze, vimos o elevador feito pelo assistente de Eiffel, aquele que fez a torre mais famosa de Paris. Me lembrou o elevador Lacerda. Não era igual arquitetonicamente, mas a idéia de ligar uma parte alta da cidade com a cidade baixa, não tem como não comparar. Encontramos muitos brasileiros espalhados pela cidade, principalmente nos trabalhos de bares e restaurantes. Sempre ouvíamos o delicioso sotaque brasileiro. Lógico que não pôde faltar um maravilhoso prato de bacalhoada legitimamente portuguesa! Finalizamos nosso passeio em Lisboa na Torre de Belém. Seguimos viagem passando em Estoril e Cascais até chegarmos em Sintra! Maravilhosa Sintra! Gostaria muito de voltar, pois também tivemos pouco tempo e muita coisa ficou só no gostinho. Fomos no Castelo dos Mouros, um lindo castelo medieval, e no Palácio da Pena, onde morou a realeza portuguesa. Regressando, chegamos muito cedo na Espanha e nosso vôo de volta só seria às 22h, aproveitamos então mais um dia em Madrid. Fomos conhecer o templo de Debod, a Plaza de Espanha e nada mais conseguimos fazer, estávamos a pandarecos! Lógico que um pouco de loucura não podia faltar, trouxemos 3 litros de perfumes, e simplesmente não temos mais aonde enfiar nada! Nossas malas já extrapolaram todos os limites possíveis e imagináveis.
Agora seguimos no nosso processo de arrumação, de pôr novamente nossa vida em uma mala, ou seriam várias? Várias e pesadas malas! Nossa bagagem cresceu, assim como nós!

Kiss! Lehitraot

terça-feira, 5 de maio de 2009

Um ano! Já?!

Um ano! Hoje completamos um ano em Israel. Um ano longe do Brasil!
Parece que foi um intervalo entre a inspiração e expiração, ou então, um piscar de olhos. Seja qual for a analogia feita, fica aqui a sensação de que passou muito rápido!

Ontem o vento soprou forte! Quente, seco e arenoso! Era o deserto assobiando e nos dando tchau! A cidade ficou com um ar meio de faroeste. Com aqueles redemoinos de areia pelas ruas. As pessoas com feições cansadas e secas! 38 graus! Céu pálido e embaçado.

Em homenagem ao nosso aniversário de um ano, deixo um link com um tour virtual por Massada, que foi nosso primeiro tiul, passeio, em Israel. Maravilhoso!
http://mordagan.com/links/mezada/tourweaver_mezada.html

Seguimos nossa vida de viajantes! Seguimos além mar! Espanha e Portugal que nos aguarde!

Kiss! Lehitraot!