sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Tchau! Até logo! Lehitraot!

Sanando as dúvidas... Lehitraot é uma palavra em hebraico que quer dizer tchau! Quando li pela primeira vez essa palavra, foi um sufoco, pois além de ser escrito com aquelas letrinhas que para muitos não tem significado algum e que para mim, graças a Deus, já faz algum sentido, eu ia lendo letra por letra em voz alta como uma analfabeta que sou da língua e o som saía: le – hi - te –ra – o – t, mas aprendi que se fala leitraot, eles juntaram o “te” com o “ra” e não me perguntem o porque ficou “tra”. Quando soube do significado fiquei fascinada com o palavra... Adoro dizer lehitraot para minha morá Sheila! Ah! Morá é professora em hebraico.
Estou gostando muito de estudar o hebraico. Não é igual a qualquer língua, pois o alfabeto é completamente diferente e quando a gente se percebe entendendo aqueles “desenhinhos” é a glória!!!!
Estivemos ontem na agência judaica para dar entrada nos papéis da viagem. Confesso que desanimei ao ver as fotos do quarto que vamos ficar. Eu sei que todo mundo que vai morar, estudar fora, passa perrengue no início em termos de moradia, porém, contudo, todavia, o problema é que as moradias em Israel não diferem muito disto, ou seja, não teremos muita escolha. Léo navega direto em um site de venda e aluguel de imóveis de lá, noooooossa... já rimos muito com as janelas das casas, são todas minúsculas, sem falar no mal gosto do povo. As tomadas ficam no alto da parede, aliás, no meio da parede. Os quadros são um espetáculo à parte, eles gostam muito de pôr quadros nas paredes, são quadros de todos os tipos e em todos os cantos, não sobra espaço pra nada e não há a menor preocupação em ter qualquer tipo de equilíbrio estético. Bom, uma coisa é certa, ser decoradora lá é um grande lance!
Mas tirando o desânimo de ordem estética, estou deveras animada. Gente, esse mundo é maravilhoso demais pra ficarmos parados, eu quero muito ir para todo lugar que for possível, nem que seja pra voltar e dizer que o melhor lugar é aqui!

Kiss! Lehitraot!

Um comentário:

Anônimo disse...

Dei aula com um amigo judeu e conversamos por e-mail, ele me apresenta algumas palavras em hebraico e eu vou descobrindo isso os poucos. Seu blog me ajudou a descobrir o que é "Lehitraot"

Também gosto de viajar, mas agora estou trabalhando muito, estudando e partipando de movimentos sociais.

Gostaria de conhecer os glaciares da Patagônia e o Pólo Ártico, enquanto existem.

Mas, ouvindo o! Profissão repórter" agora, temos que agradecer a Deus pela vida.

Obrigado,
Um abração,

Paz e bem!!!!!!!!

da Terra.